top of page

Programação do evento

A programação ainda pode ocorrer pequenas alterações, neste caso estaremos avisando os envolvidos por email. 

O link para acesso em cada um dos dias será enviado para o email cadastrado. Entre com o nome utilizado no seu registro: esta será a nossa forma de autorizar a sua entrada na chamada. 

Evento de abertura

Dia 28/03
8:00 às 8:30

Convidamos o professor tutor do PET Matemática: José Luiz Rosas Pinho, para abrir nosso evento com um pequeno discurso.

Palestra Professora Virginia Rodrigues - UFSC

"Algumas estruturas algébricas e suas respectivas categorias"

Dia 28/03
8:30 às 9:30

Professora Virginia Rodrigues é professora a anos no departamento de matemática da UFSC, ministrando várias turmas de álgebra, álgebra linear e demais turmas. Ela vem nos prestigiar com mais uma palestra mostrando seu conhecimento e seu carisma natural que a faz ser querida por todos seus alunos. Segue o resumo: 

Estruturas algébricas como, por exemplo, anéis, grupos, módulos sobre anéis (comutativos ou não) são estudadas sob o prisma da Álgebra clássica, ou seja, como conjuntos com certa(s) operação(ões) que satisfazem determinados axiomas. O que pode nos levar a pensar que cada uma vive em seu "mundo" e que não estejam inseridas num "mundo maior". O objetivo dessa palestra é apresentar para cada uma dessas estruturas suas respectivas categorias, sendo essas "imersas" no que chamamos categoria Set. Dito isto, poderemos entender o porquê das definições apresentadas na Álgebra clássica para essas estruturas e seus (homo)morfismos serem exatamente como são. Havendo tempo, podemos explorar um exemplo de uma estrutura (e sua respectiva categoria) que nos foge um pouco à intuição.

Palestra Saulo Minatti Andrade - UFSC

"Tetração como Operação nos Números Reais: Estudo de Definições e Propriedades"

Dia 28/03
9:30 às 10:00

O trabalho tem como objetivo discorrer acerca das operações que vão além das que costumam ser ensinadas nos ensinos Fundamental e Médio. Há um enfoque na primeira operação que vem depois da exponenciação, que é conhecida como tetração, mostrando as definições e propriedades da tetração nos números reais, com intuito de ilustrar sucintamente, fazendo também uma breve comparação com as propriedades das operações que já conhecemos (adição, multiplicação e exponenciação).

Palestra Sofia Meneghel - UFSC

"Introdução à Dinâmica Simbólica"

Dia 28/03
10:00 às 10:30

Transmitimos informações por meio de sequências de letras, números ou figuras. Investigar sequências de símbolos e os conjuntos que as contém faz parte da área de Dinâmica Simbólica, cujo estudo em caráter introdutório, por meio do livro ‘An Introduction to Symbolic Dynamics’, foi o objetivo principal deste trabalho de iniciação científica. Iniciamos com a investigação dos conceitos elementares de shifts completos, função shift e blocos proibidos, e a partir destes chegamos à definição de Espaço Shift. Estudamos a determinação de espaços shift por meio de linguagens, como alternativa a determinação por meio de blocos proibidos. Concluímos o estudo introdutório com a definição de uma métrica para os espaços shift e a investigação da compacidade dos espaços shift.

Coffe break

Dia 28/03
10:30 às 11:00

Uma pequena pausa pra um café! Convidamos vocês a tomarem um café junto conosco enquanto permanece na sala, encorajamos a conversa e também os bichinhos!

Palestra Professor Thiago Filipe da Silva - UFES

"Uma curva de ideais maximais mergulhada num espaço de ideais primos"

Dia 28/03
11:00 às 12:00

Uma das motivações do conceito de ideal num anel certamente é a generalização da noção de divisibilidade na aritmética dos números inteiros. O nosso objetivo com esta palestra é mostrar que existe uma geometria intrínseca em ideais primos e maximais, a partir de um exemplo famoso: a cúspide. Com isto, esperamos apresentar uma introdução ao modus operandi da Geometria Algébrica.

Mesa redonda 
"Categorias: Uma visão panorâmica da Matemática"

com Professor Eliezer Batista (UFSC) e convidados

Dia 28/03
13:30 até 15:00

As categorias são estudadas na álgebra mas possuem uma grande correlação com todas as áreas da matemática. Nesta mesa redonda iremos conversar sobre estas ligações e demais ligações com a álgebra no geral. Você, interessado no tema, fique a vontade para aparecer e dar seu pitaco!

Minicurso de Julia - dia 1

Prof. Renan Rabelo Goularti

Dia 28/03
18:00 às 20:00

Começaremos no dia 1 de minicurso de Julia.
Os tópicos que veremos serão: 
Introdução à lógica de programação e algoritmos
Introdução à escrita de códigos

Palestra Professor Leandro Morgado - UFSC
"Teoria dos Jogos: Aplicação dos Esportes"

Dia 29/03
8:00 às 9:00

A teoria dos jogos é um ramo da Matemática que estuda situações estratégicas em que os envolvidos escolhem suas ações visando certos resultados. Não se restringe aos jogos em sentido comum, tendo aplicações na Economia, Biologia, Direito, entre outras áreas. 
Nesta palestra, falaremos brevemente sobre os elementos de um jogo nesta teoria. Em seguida, discutiremos como os esportes em geral podem ser inseridos nesse contexto, pensando nas disputas estratégicas e psicológicas que envolvem os jogadores antes e durante as partidas. 

Palestra Renan Rabelo Goularti - UFSC 
"Frações Contínuas" 

Dia 29/03
09:00 às 09:30

Frações contínuas são expressões algébricas que podem representar qualquer número Real. Apesar de serem geradas a partir de somas e divisões sucessiva de números naturais, as frações contínuas apresentam propriedades que são estudas nas áreas da Teoria dos Números, Álgebra e Análise. Uma das suas principais características é que as partes de uma fração contínua representam a melhor aproximação racional para o número Real que está sendo representado, possibilitando a geração de aproximações racionais arbitrariamente próximas de um número irracional. Frações contínuas também apresentam uma relação direta com os números metálicos, como por exemplo a razão áurea.

Palestra Monica M. F. Drechsler e Felipe K. Riffel - UFSC 
"Diferenças de gênero na procura por cursos de Ciências Exatas, Tecnológicas e Matemática da UFSC"

Dia 29/03
09:30 às 10:00

A desigualdade feminina em áreas de exatas é um fator percebido em todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela UIS, apenas 30% das mulheres que adentram na educação superior optam por cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (UNESCO, 2018). Pensando nesta problemática e entendendo que o vestibular é a principal forma de entrada nos cursos de graduação da UFSC, o objetivo deste trabalho é realizar um levantamento dos dados disponibilizados publicamente na comissão de vestibular da instituição dentre os anos de 2009 a 2019. Os dados observados foram o gênero perante as inscrições, os cursos e suas áreas bem como a evolução dos dados no período analisado. Os resultados obtidos comprovam a hipótese inicial e ressaltam como a desigualdade de gênero nesses cursos ocorre também localmente na UFSC.

Palestra Sofia Meneghel - UFSC
"Harmonia Espacial e Teoria dos Nós"

Dia 29/03
10:00 às 10:30

O desafio de encontrar uma maneira de descrever os movimentos do corpo humano de maneira que abranja todas as suas variadas possibilidades passa pelo trabalho de Rudolf Laban. Nessa apresentação focamos em um aspecto específico da Análise de Movimento Laban, a Harmonia Espacial. A Harmonia Espacial é uma área desenvolvida por Laban que utiliza os Sólidos Platônicos como ferramentas para entender e aprimorar a movimentação do corpo. Laban criou sequências de movimentos que aumentam a orientação espacial e criam uma sensação de harmonia no corpo conhecidas como Escalas de Laban, que podem ser vistas como nós matemáticos embutidos em um cubo, o que nos permite embutir outros nós matemáticos que respeitam algumas condições e assim expandir o conjunto de escalas conhecidas.

Coffe break

Dia 29/03
10:30 às 11:00

Uma pequena pausa pra um café! Convidamos vocês a tomarem um café junto conosco enquanto permanece na sala, encorajamos a conversa e também os bichinhos!

Palestra Professora Louise Reips - UFSC Blumenau 

Modelos matemáticos aplicados à dinâmica imunológica e quimioterapia anti-neoplásica.

Dia 29/03
11:00 às 12:00

A carcinogênese é um processo de formação que provoca a modificação em alguns genes através da mutação de células no organismo. Esse processo pode ser lento ou acontecer de modo rápido e agressivo, dependendo de peculiaridades individualizadoras que podem facilitar ou inibir a evolução tumoral. Tal patologia não possui causas específicas e seu estudo ainda gera muitas indagações sobre os fatores causadores e a interação celular que permite tal proliferação celular da doença. Baseado nisso, essa investigação aborda a dinâmica celular imune em presença de populações tumorais e a atuação da droga doxorrubicina como agente inibidor dessa patologia.

Mesa redonda "A pluralidade da matemática aplicada e conselhos para estudantes que queiram ingressar na área" com professora Louise Reips, professor Douglas Gonçalves e MsC. Carlos Leal de Castro

Dia 29/03
13:30 até 15:00

Nesta mesa redonda trazemos professores e pesquisadores da matemática aplicada para conversarmos sobre a grande pluralidade de suas aplicações e daremos conselhos para os estudantes que estão ingressando na área: de livros, sites e demais dificuldades que eles possam enfrentar.

ADIADO

Minicurso de Octave - dia 1 

Prof. Msc. Carlos Eduardo Leal de Castro

Dia 29/03
18:00 às 20:00

Devido a um problema de internet do profesor Carlos tivemos que remarcar o minicurso.

Palestra Renan Rabelo Goularti - UFSC

"Fractais: o que são e como criá-los".

Dia 30/03
8:00 às 8:30

Fractais são estruturas geométricas auto semelhantes capazes de apresentar detalhes infinitamente complexos. Verdadeiras joias da Matemática, os fractais surgem em diversos lugares na natureza e podem ser estudados por suas propriedades analíticas, como dimensão irracional, ou simplesmente pela sua beleza visual. Nesta apresentação falaremos sobre como podemos gerá-los recursivamente utilizando funções com números complexos, além de apreciar alguns fractais criados pelo autor.

Palestra Samara Ortiz- UFSC

“Como projetar um reator bioquímico sem matemática”

Dia 30/03
8:30 às 9:00

Será que é possível? Venha descobrir se tem como projetar e operar um reator bioquímico sem utilizar matemática. Ah, e eu vou te contar também o que é um reator bioquímico...

Palestra Roberta Pires de Oliveira - Harvard

Semântica das línguas naturais: juntando exatas, humanas e biológicas

Dia 30/03
9:00 às 10:00

Como sabemos quando interpretar de um modo ou de outro? O que há em comum a um contexto mais literal e figurado? Essa é uma propriedade que aparece em inúmeros fenômenos linguísticos e em várias línguas (por exemplo, a distribuição de 'any' em inglês).
Qualquer falante tem a capacidade de interpretar qualquer sentença da sua língua. Essa capacidade envolve saber em que condições uma sentença é verdadeira, um mecanismo de composição que gera infinitamente e processos de dedução. Mesmo que semanticistas estejam “apenas” construindo modelos lógico-matemáticos que explicam essa capacidade que temos nas nossas mentes (mas parece que de fato nossa mente funciona assim), há um universo a ser explorado que reúne naturalmente o estudo das línguas, a biologia, a lógica e a matemática.

Palestra Carlos Eduardo Silva Lima - UFG

"Pêndulo duplo: Modelagem e simulação numérica"

Dia 30/03
10:00 às 10:30

Neste trabalho, vamos aplicar a teoria lagrangiana da mecânica clássica no problema canônico pêndulo duplo e obter as equações de movimento desse sistema mecânico. Uma vez de posse de tais equações diferenciais, vamos aplicar técnicas numéricas de solução de equações diferenciais ordinárias em conjunto da simulações numéricas em um computador. O método numérico aplicado será o conhecido Runge-Kutta. O ponto central do trabalho está na programação, simulação na linguagem java e geração dos gráficos via gnuplot.

Coffe break

Dia 30/03
10:30 às 11:00

Uma pequena pausa pra um café! Convidamos vocês a tomarem um café junto conosco enquanto permanece na sala, encorajamos a conversa e também os bichinhos!

Palestra Elismar Lösch - IAG- USP

Da previsão de eclipses pelos gregos à busca por padrões na teia cósmica:
a frutífera relação entre astronomia e matemática

Dia 30/03
11:00 às 12:00

Um astrônomo nos dias de hoje trabalha em diversas frentes possíveis: na parte observacional, computacional, ou teórica. Em todos os casos, esse trabalho vai envolver um amplo espectro de técnicas matemáticas, seja para a [relativamente] simples descrição da órbita de um planeta ou outro objeto celeste, para a modelagem matemática da estrutura de corpos astronômicos como estrelas, buracos negros e galáxias, ou, como vem sendo mais frequentemente visto na pesquisa astronômica, para a descrição estatística de observações de dados astronômicos em grande escala. Nesta apresentação, estarei discorrendo sobre as diferentes formas através das a matemática se fez e ainda se faz útil na pesquisa em astrofísica. Como uma introdução histórica, discutirei as diferentes formas como a matemática já se fazia útil na astronomia antiga, e na sequência trarei diversos exemplos das relações entre esses dois campos de estudo na astronomia moderna. Vários exemplos bastante interessantes irão surgir, e poderão agregar grandemente na discussão sobre a interdisciplinaridade na ciência e na matemática.

Mesa redonda Interdisciplinar:

"Uma ponte entre a matemática e outras áreas" com o professor Wagner Muniz Barbosa e vários convidados

Dia 30/03
13:30 às 15:00

(Para ver o resumo completo, vá a página: Confirmados e confirmadas.)
Nesta mesa-redonda vamos discutir alguns projetos, problemas concretos e experiências ilustrando este diálogo entre a matemática e outras disciplinas de ciência e tecnologia, eventualmente também discutindo
(i) o papel-chave que um graduado em matemática pode desempenhar nestes projetos e grupos de pesquisa multidisciplinar,
(ii) quais habilidades e ferramentas básicas são importantes para um matemático aplicado e
(iii) como estes projetos usualmente trazem novas perguntas e agendas não-triviais de pesquisa matemática.

Minicurso de Julia - dia 2

Prof. Renan Rabelo Goularti

Dia 30/03
18:00 às 20:00

Continuaremos no dia 2 de minicurso de Julia.
Os tópicos que veremos serão: 
Sintaxe e estrutura de código em Julia

Bibliotecas e funcionalidades em Julia

Criação e processamento de imagens

Criação de gráficos

Palestra Doutorando Luiz Lara - Unicamp
"Sobre o laplaciano em geometria"

Dia 31/03
8:00 às 9:00

(Para ver o resumo completo, vá a página Confirmados e Confirmadas)

O laplaciano é com certeza um dos grandes protagonistas da matemática. Sem dúvidas, seus autovalores e autofunções tem um papel importante, no que diz respeito a resolução de tais equações, e por isso os chamamos de espectro (do laplaciano).

​Nesta conversa, irei apresentar exemplos da relação com geometria citada acima, e como o cálculo explícito é facilitado na presença de simetrias na região. Este último é exatamente o tema da minha pesquisa atual. A ideia será fazer uma apresentação sucinta de como o problema espectral é enunciado neste contexto, bem como o que já foi feito e o que há de fazer em nível de pesquisa nesta linha específica.

Palestra Monica Maria F. Drechsler - UFSC

"Planolândia: Uma viagem interdimensional"

Dia 31/03
9:00 às 9:30

Será que existe um mundo além do nosso? Nesta apresentação que tem o intuito de divulgar o conteúdo de geometria de uma maneira divertida e sem pré-requisitos, vamos embarcar em uma viagem entre mundos com um personagem muito simpático, um quadrado. A história, inspirada no famoso livro de Edwin Abbott Abbott também traz algumas discussões sociais que serão abordadas na apresentação, bem como a discussão de como seria a 4ª dimensão. Afivelem os cintos e se preparem para esta viagem que vai te tirar dos eixos!

Coffe break

Dia 31/03
9:30 às 10:00

Uma pequena pausa pra um café! Convidamos vocês a tomarem um café junto conosco enquanto permanece na sala, encorajamos a conversa e também os bichinhos!

Palestra Doutoranda Adriana Vietmeier Nicoli - USP

"Sobre campos vetoriais unitários: funcionais volume e energia"

Dia 31/03
10:00 às 11:00

(Para ver o resumo completo, vá a página Confirmados e Confirmadas)

Ao estudarmos campos vetoriais unitários podemos utilizar dois grandes funcionais: volume e energia. Ao aplicarmos isto em campos, perguntas podem surgir: Será que existe algum campo que minimize a energia e/ou o volume? E se existir, é único?

Palestra Doutorando Fabio Meneghetti - Unicamp

"Geometria da informação e algumas de suas aplicações"

Dia 31/03
11:00 ao 12:00

(Para ver o resumo completo, vá a página Confirmados e Confirmadas)
Nesta apresentação falaremos sobre certos espaços, chamados variedades estatísticas, cujos pontos são distribuições de probabilidade. Através da introdução de uma estrutura chamada métrica da informação de Fisher, conseguimos estudar a geometria desse espaço, e entender as noções naturais de retas, ângulos, distâncias e curvatura. Diferentes famílias (distribuições discretas, gaussianas, etc) nos fornecem geometrias diferentes, mas uma característica importante possuída por muitas variedades estatísticas é a estrutura dualmente plana, isto é, plana sob duas parametrizações particulares.

Mesa redonda "Pontos críticos no estudo de geometria: Pontos altos, baixos e reviravoltas" com professor Francisco C. Caramello Junior e professora Marianna R. Vago

Dia 31/03
13:30 às 15:00

Com o tema "Pontos críticos no estudo de geometria: Pontos altos, baixos e reviravoltas" esta mesa visa ser um lugar para alunos e professores conversarem sobre os desafios, dificuldades e também descobertas e pontos positivos na pesquisa de geometria. Você, aluno de qualquer localidade ou curso, se interessa no tema? Já pensou em começar uma pesquisa na área? Quer saber algumas recomendações de livros ou então reclamar de uma certa notação? (time \varepsilon!) Então saia da normal e entra nessa discussão! As inscrições estão abertas, entra no nosso edital na guia "Como funciona" e não perde tempo! Lembrando que, o evento é online e gratuito, e por isso, cada um é responsável pelo seu lanchinho, ein?
PS: Gatinhos e cachorrinhos são bem vindos no background.

Palestra Professor Claudio Gorodski - USP

"O diâmetro de quocientes da esfera"

Dia 31/03
15:00 ao 16:00

Consideramos um quociente arbitrário X-S^n(1)/G da esfera unitária S^(1), (n>2) por um grupo de isometrias G e mostramos que o diâmetro de X é zero ou maior de que uma constante universal epsilon>0. A novidade é a independência de epsilon de n. A classificação dos grupos finitos simples é usada nesta demonstração. 

(Trabalho em conjunto com C. Lange, A. Lytchak e R. A. E. Mendes) 

Minicurso de Octave - dia 1 

Prof. Msc. Carlos Eduardo Leal de Castro

Dia 31/03
18:00 às 20:00

Neste primeiro dia teremos algumas apresentações ao programa e ao material que será usado. As aulas serão realizadas pelo live-coding. Os tópicos vistos serão:

Conhecendo o programa
Principais janelas
Operações básicas
Matrizes e Vetores
        Operações com Matrizes e Vetores
Strings
Algumas funções especiais
Sistema linear
Plotando gráficos
Cálculo
        Instalação
        Limite
        Derivada
        Integral
        Gráficos das funções simbólicas

Karly Barbosa Alvarenga e outros - UFG 

"Mosaico matemático: uma estratégia de ensino e de aprendizagem"

Dia 01/04
8:00 às 8:30

Este trabalho é fruto do Estágio Supervisionado Obrigatório II da Licenciatura em Matemática (UFG- Goiânia), com duração de 1 semestre, realizado remotamente. As atividades foram compostas por leituras sobre a utilização de materiais manipuláveis (MM) para o ensino e a aprendizagem de matemática, a elaboração de um MM e a utilização dele na escola. Aqui, apresenta-se o mosaico, que possui dois lados: em um, tem-se um quebra-cabeça sobre frações, com questões diferenciadas das normalmente encontradas; do outro, tem-se o mosaico propriamente, formado por inúmeros polígonos e regiões de círculos coloridos e oportuniza um estudo diferenciado de formas geométricas e suas propriedades, áreas, perímetros etc. Ele pode ser utilizado em qualquer nível escolar a partir do 7º ano. Sua versatilidade, seu design e poder criativo oportuniza o estudo de vários conteúdos.

Palestra: Kátia Pierina de Oliveira - UFSC

"O uso do Tangram como recurso pedagógico: Para a construção de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental"

Dia 01/04
8:30 às 9:00

O trabalho tem como objetivo, descrever como podemos usar o quebra cabeças Tangram, como ferramenta para a aprendizagem de conceitos matemáticos, apontados pelas Unidades Temáticas da BNCC, na correspondente Área de Conhecimento. Faremos um breve histórico sobre o quebra cabeças e a facilidade de obter o material. Apontaremos as formas de trabalhar com a ferramenta a partir de materiais concretos, de folhas recortadas a partir de desenhos, de folhas recortadas a partir de dobraduras e de forma virtual. Apresentaremos atividades variadas que envolvem os processos, conteúdos e contextos matemáticos, uma para cada ano, do primeiro ao nono ano, do Ensino Fundamental.

Palestra Sofia Meneghel Silva - UFSC

 "Kakuro"

01/04
9:00 às 9:30

Este trabalho tem como objetivo realizar uma apresentação em caráter introdutório do Kakuro, um jogo de raciocínio numérico interpretado como a transliteração matemática das palavras cruzadas. É apresentada uma visão geral dos objetivos do jogo, juntamente com a sua origem. Em seguida, são explicitadas as regras fundamentais que ditam a aparência e a jogabilidade de um tabuleiro de Kakuro, além de quatro estratégias de resolução e algumas aplicações na educação matemática.

Palestra Samara Ortiz - UFSC

"Linguagem Matemática: Um olhar para a prática docente"

Dia 01/04
9:30 às 10:00

Existe um abismo entre a informação que queremos transmitir, a linguagem que utilizamos e o que o outro, de fato, entende. As palavras que falamos fazem parte de um jogo de linguagem, no qual, as regras são geralmente definidas pelo contexto e pelos costumes sociais. No ensino-aprendizagem da matemática, isso não é diferente. Vamos, então, conversar sobre como a linguagem utilizada pelo professor influencia na significação dos elementos matemáticos por parte dos estudantes.

Palestra professor Victor Giraldo - UFRJ

 "Por uma Matemática Problematizada: como ensinamos e o que aprendemos com as disciplinas de análise na reta em cursos de graduação em matemática"

Dia 01/04
10:00 às 11:00

O professor Victor Giraldo vem diretamente da UFRJ para agregar na discussão sobre educação matemática. Segue o resumo:

Em trabalhos anteriores, discutimos a contraposição entre visões problematizada e não problematizada sobre matemática e seu ensino. O ensino de matemática em uma perspectiva não problematizada segue um paradigma em que a abordagem pedagógica procura imitar a estrutura lógica formal do conteúdo. Em contrapartida, em uma perspectiva problematizada, o ensino de matemática privilegia a exploração de problemas que engendram a produção de conhecimentos matemáticos, em lugar da apresentação de fatos e procedimentos prontos. Nesta apresentação, discutiremos possibilidades de abordagens problematizadas para disciplinas de Análise da Reta em cursos de graduação, com base em pressupostos políticos e epistemológicos sobre os objetivos da formação na Universidade pública. Em particular, para o caso dos cursos de licenciatura em matemática, defenderemos abordagens sustentadas na concepção da docência na educação básica como uma profissão, com saberes específicos sobre o conteúdo matemático.

Mesa redonda "Borrar fronteiras disciplinares e aprender matemática com arte" com Dra. Cláudia Regina Flores, Profa. Dra. Débora Regina Wagner e Profa. Ma. Mônica Maria Kerscher

Dia 01/04
13:30 às 15:00

Apresentamos algumas pesquisas que viemos produzindo, no âmbito do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sob uma postura metodológica que opera na interface entre pinturas, visualidade e educação matemática. Disso, pretendemos problematizar as fronteiras disciplinares entre matemática e arte, discutindo a demarcação de que uma está a serviço da outra no aprender matemática. Nesse movimento, o convite lançado é para a experiência do olhar e do pensar matemática (e com matemática) por meio de oficinas.

Palestra Keith Gabriella Flenik - UFPR

"História de Mulheres Matemáticas: Possibilidades na Escola"

Dia 01/04
16:00 às 17:00

Quantas mulheres matemáticas aprendemos durante o Ensino Fundamental? Os estudantes têm aprendido sobre mulheres cientistas durante o Ensino Básico? Em que conteúdos matemáticos podemos apresentá-las?
E durante a graduação, aprendemos sobre elas?

Nesta apresentação, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da apresentadora, conheceremos algumas propostas feitas aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de um Colégio público do Paraná, no ano de 2019, que envolvem a discussão de gênero a partir de histórias de mulheres matemáticas que contribuíram para a ciência. Além disso, pretende-se apresentar os documentos ancorados para a pesquisa, que conteúdos matemáticos foram abordados e alguns resultados obtidos.

Minicurso de Julia - dia 3

Prof. Renan Rabelo Goularti

Dia 01/04
18:00 às 20:00

Terminamos nosso último dia de minicurso de Julia.
Os tópicos que veremos serão: 

Técnicas de escrita de código

Introdução à programação artística

Showcase de alguns códigos

REMARCADO
Minicurso de Octave - dia 2 

Prof. Msc. Carlos Eduardo Leal de Castro

Dia 02/04
10:00 às 12:00

Neste segundo dia iremos apresentar as definições restantes, de modo a concluir o material, que será disponibilizado.

As aulas serão realizadas pelo formato live-coding. Os tópicos serão: 

Programação
        Algoritmo
        Comando lógico-relacionais
        Laço FOR
        Laço WHILE
        If, Elseif e Else
        Switch, case, otherwise
        Funções

Programação: Programação
bottom of page